Este artigo trata da revisão e ampliação da pesquisa a respeito do perfil consciencial rígido proposta no I Congresso de Verponologia em julho de 2007. Define os critérios diagnósticos e explicita as características positivas e negativas, a etiologia, as possíveis comorbidades e apresenta 50 tipos de consrigidus, visando facilitar o diagnóstico e terapêutica desta parapatologia de personalidade bem como elucidar dúvidas surgidas na primeira versão. Ao final analisa as enquetes feitas em eventos científicos e propõe a importância e continuidade de pesquisas na área.
Conscientia Thaís Lima Vol. 15 - N. 1 - 2011 (2011-06-30)
Este artigo é fruto da tomada de lucdez quanto às abordagens e posturas pessoais imaturas no acompanhamento de atividades e orientação parapedagógica na Reaprendentia, no período me março de 2008 e julho de 2010. O objetivo é apresentar o autoenfrentamento desta autora no contexto parapedagógico, em assumir a autocoerência e responsabilidade proexológica no exercício do voluntariado, buscando integração e adaptação sadia em relaçào ao grupo e à maxiproéxis. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise do contexto parapedagógico e pessoal. Enfatiza a importância do realismo e vontade pessoal, reflexão íntima e posicionamento assistencial e alerta quanto à necessidade de assumir a realidade consciencial tanto do ponto de vista das falhas quanto dos trafores e aportes intermissivos.
Conscientia Thaís Lima Vol 14 - N. 4 - 2010 (2010-10)
Este artigo parte da vivência pessoal das autoras com patologias na área somática e versa sobre a importância do equilíbrio íntimo, serenismo, para se alcançar maior maturidade quanto ao uso do corpo físico (soma) nesta dimensão intrafísica. Alerta e convida os leitores a uma reflexão mais aprofundada sobre seu nível de discernimento quanto às sutilezas mente-corpo, propondo maior atenção à pensenidade e condutas simples, porém úteis para a manutenção da saúde somática visando a interassistencialidade, a maior.
Este trabalho foi desenvolvido pelo registro de reações e traços pessoais visando superar certas dificuldades pessoais. Os achados da autopesquisa, incluindo investigação na literatura e inspirações extrafísicas, sugeriram traços de rigidez como base da manifestação patológica. Deste modo, propõe-se o perfil e o neologismo consrigidus, caracterização da personalidade rígida, visando facilitar o auto/heterodiagnóstico e a superação deste tipo de manifestação.